Hannah Montana: The Movie é a trilha sonora do filme de mesmo nome. O álbum foi lançado no dia 23 de março de 2009 pela Walt Disney Records.

O álbum foi constituído das canções que foram apresentadas no longa-metragem, incluindo as que não estavam na voz de Miley Cyrus.

A divulgação do álbum foi por conta de lançamentos exclusivos na Radio Disney e diversas performances ao vivo das canções.

A trilha sonora é toda sobre Nashville, que é o lugar de onde eu vim, essa é a minha raiz. Acho que essa é uma boa parte da razão pela qual eu sou quem eu sou.” – Miley Cyrus

Faixas:

“You’ll Always Find Your Way Back Home”
“Let’s Get Crazy”
The Good Life”
“Everything I Want” (Steve Rushton)
“Don’t Walk Away”
“Hoedown Throwdown”
“Dream”
“The Climb”
“Butterfly Fly Away”
“Backwards” (Rascal Flatts)
“Back to Tennesse” (Billy Ray Cyrus)
“Crazier”  (Taylor Swift)
“Bless the Broken Road” (Rascal Flatts)
“Let’s Do This”
“Spotlight”
“Game Over” (Steve Rushton)
“What’s Not to Like”
“The Best of Both Worlds” (2009 Movie Mix)

Curiosidades:

A canção “Don’t Walk Away” foi escrita por Miley Cyrus e seria inclusa em seu álbum de estúdio “Breakout“, porém por motivos desconhecidos acabou sendo acrescentada apenas em “Hannah Montana The Movie“.

Hoedown Throwdown” foi uma canção muito difícil de ser escrita por conta de ter que cantar os passos da dança. Foi necessário que, além de Cyrus, um coreógrafo, o diretor do filme e mais outros dois compositores escrevessem a música.

Há dois covers no álbum: Dream, que é um cover da canção “Dream, Dream, Dream” da cantora Diana DeGarmo e Let’s Do This que é da cantora Adam Tefteller.

A participação de Taylor Swift na trilha sonora não foi apenas com a canção Crazier, mas ela também escreveu a canção You’ll Always Find Your Way Back Home.

Singles

The Climb

A canção foi lançada como single oficial do álbum dia 09 de Março de 2009 e um videoclipe oficial da canção foi lançado dia 11 de Fevereiro do mesmo ano. A mensagem principal da canção é superação de obstáculos. Tem uma melodia sólida, possui voz clara e é uma espécie de balada pop que coloca solos de piano entre guitarras. O single foi um verdadeiro sucesso ao redor do mundo, sendo tocado em diversas rádios e com uma divulgação admirável. Seu sucesso foi tanto que foi incluso no EP de Miley Cyrus, “The Time Of Our Lives“.

Hoedown Throwdown

A música que é uma mistura completa do country com o hip-hop é um tributo ao divertimento em casa. Foi lançada oficialmente como single dia 10 de Março de 2009. Apesar de ser muito criticada, considerada “pateta” e “infantil” pela crítica, o hit foi sucesso no mundo inteiro e conseguiu boa posição nas paradas.