Em março de 2011, foi anunciado o nome da turnê de Miley Cyrus, cujas canções seriam do último álbum de estúdio de Miley, Can’t Be Tamed. Para a surpresa dos fãs, o nome que era mostrado em sua imagem promocional era “Corazón Gitano Tour” (Turnê Coração Cigano, em espanhol). A turnê seria a segunda de Miley livre da imagem de Hannah Montana e a primeira realizada sem nenhuma música da personagem.

A Gypsy Heart Tour, como também era chamada, não passou pelos Estados Unidos por escolha própria de Miley. “Eu só acho que agora os Estados Unidos chegou a uma etapa onde eu não sei se eles me querem fazer para uma turnê ou não“, explicou a cantora, provavelmente se referindo ao fato de que seu último álbum não teve um bom desempenho no país.

Os lugares escolhidos por Miley foram países na América Latina, Austrália e Ásia.

Após tanta expectativa e quase cinco anos de espera, no mês de abril os shows no Brasil foram finalmente anunciados. O Brasil receberia Miley em maio de 2011.

Agora eu só quero ir para os lugares onde eu estou ficando mais conhecida, e na Austrália e América do Sul fazem isso por mim” – Miley Cyrus

A turnê iniciou-se no dia 29 de abril de 2011 no Equador. O show foi diferente de tudo o que os fãs já viram. Diferenten da Wonder World Tour, os shows da Gypsy Heart não foram “teatrais” e nem tiveram muitas trocas de roupas ou efeitos, mas foram mais focados na música de Cyrus e em seu enorme talento.

Os países que receberam a turnê foram, respectivamente: Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Brasil, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Panamá, México, Filipinas e Austrália. A turnê teve cerca de 19 shows.

Setlist:

Liberty Walk
Party in the U.S.A.
Kicking and Screaming
Robot
I Love Rock ‘n’ Roll”/ “Cherry Bomb”/ “Bad Reputation” (Cover Joan Jett)
Every Rose Has Its Thorn
Obsessed
Forgiveness and Love
Fly on the Wall
7 Things
Scars
Smells Like Teen Spirit
Stay
Can’t Be Tamed
Landslide” (Cover Stevie Nicks)
Take Me Along
Two More Lonely People” ou “The Driveway
The Climb
See You Again
My Heart Beats for Love
Who Owns My Heart

Curiosidades:

No show do Rio de Janeiro, uma fã levou um cartaz dizendo “If You Ask Nick He’ll Stay.. (se você perguntar, Nick permanecerá)”, fazendo referência à música de Miley, Stay. Miley, ao ver o cartaz, sorriu e disse: “Não é tão fácil”.

Miley fez uma tatuagem em seu pulso direito em sua passagem no Brasil. Ela fez uma âncora, simbolizando “porto seguro”, um lugar o qual ela pudesse ter sempre seus pés no chão e onde ela sempre pode buscar refúgio.

Miley disse que se apaixonou pela Argentina e que a Austrália foi um de seus países favoritos. A estrela também expressou diversas vezes o seu amor pelo Brasil, dizendo que o Brasil foi a principal razão para que essa turnê acontecesse.

No show em Melbourne, enquanto Miley terminava de perfomar o hit “The Climb“, uma fã subiu no palco para abraçar Miley, porém antes de abraçar, um segurança rapidamente ‘jogou’ a fã e Miley foi junto. Após isso o segurança levou rapidamente Miley para o backstage do show (vídeo).

A turnê foi divida em duas partes. A primeira parte foi de 29 de abril de 2011 a 28 de maio e a segunda parte ocorreu no período de 17 de junho a 02 de julho. Durante o tempo entre essas duas partes, Miley ficou de férias em Los Angeles com Liam Hemsworth.