25.10.2020

Tradução e Adaptação: Letícia de Abreu — Equipe MCBR

Fonte: Interview Magazine

Quando você acumula notoriedade suficiente na moda, apenas um sobrenome é suficiente. Chanel. Versace. Dior. E então há Rick. Desde o lançamento de sua linha homônima em 1994, Rick Owens, um dos últimos grandes designers independentes americanos, quebrou a tradição ao cultivar a persona mais improvável: um vestido de couro preto, Brâncuși-and-Beuys–summoning e um necromante amante de Brutalistas, que não é apenas acessível, mas exuberante; um gênio louco do sofisticado, Drapeado flexionado na área 51 que chama sua esposa, Michèle Lamy, de “Hun”; um senhor das trevas na porta ao lado.

Aos 57 anos, depois de quase duas décadas em Paris, o nativo da Califórnia voltou a Los Angeles como parte de um experimento colaborativo com o italiano Moncler. Owens e Lamy desceram do avião em LAX e entraram em um ônibus preto fosco envenenado que os transportou para o rancho de Michael Heizer em Nevada para que pudessem se maravilhar com “City”, uma obra de arte de 48 anos em construção. O veículo personalizado que os levou até lá – equipado com paredes acolchoadas e edredons Moncler, todos renderizados na paleta preferida do designer em tons de cinza – está disponível para compra, embora Owens diga: “É claro que é caro.” Menos caras são as roupas que Moncler fez para eles usarem na viagem, interpretações extraterrestres sobre a existência das silhuetas de Owens. Para comemorar o projeto, Owens telefonou para outra pessoa que sabe uma ou duas coisas sobre a vida na estrada. Eles a chamam de Miley.

RICK OWENS: Onde você está?

MILEY CYRUS: Estou te telefonando da minha cama.

OWENS: Você está me telefonando da sua cama?

CYRUS: Bem, na verdade, estou te telefonando da cama de outra pessoa.

OWENS: Tem alguma história por trás disso?

CYRUS: Tem uma história por trás disso. Eu estive trabalhando num álbum de covers de Metallica e estou aqui trabalhando nisso. Nós somos tão sortudos em poder continuar trabalhando na nossa arte durante tudo isso. De primeiro, isso foi pouco inspirador e agora eu estou totalmente em chamas. Você tem se sentindo da mesma forma?

OWENS: Estou completamente de acordo com você. Eu acho que em tempos difíceis, você tem que intensificar seu jogo e lutar, e criar é uma maneira bem forte de fazer isso. Estou completamente revigorado e energizado.

CYRUS: Eu também, porra. Quem são suas três estrelas de rock favoritas?

OWENS: [David] Bowie, é claro. Houve um período em que tudo que eu ouvia era Motörhead, então Lemmy [Kilmister]. E Iggy Pop.

CYRUS: As pessoas me perguntam quem eu estudei para meu movimento no palco, e eu sempre digo Iggy Pop.

OWENS: Ele me inspira a nunca usar uma camisa. Eu só tenho que dizer, aquela performance que você fez com Wayne Coyne no Billboard Music Awards de 2014, foi uma das coisas mais lindas que eu já vi. Era tão delirante e imprudente.

CYRUS: Eu tenho uma relação tão saudável e sexy com a imprudência agora. Eu posso dizer “sim” para qualquer coisa. Teria que ser algo realmente muito louco para eu dizer não. O Wayne realmente abriu essa porta para mim, porque eu estava na turnê do Bangerz naquela época, onde estava viajando pelo mundo. Seus níveis de satisfação e depressão são muito drásticos, porque você tem aquelas duas horas em que está totalmente cativado e alcançando seu potencial máximo, e então quando você desce disso, é tão difícil. Tê-lo e ter aquela música psicodélica mudou tudo para mim.

OWENS: Quando você está em turnê, você está em seu próprio espaço pessoal? Você está em um ônibus de turnê ou em um voo particular?

CYRUS: Eles sempre ficam em quartos de hotel e eu nunca fico neles. Eu sempre fico no meu ônibus. Eu faço disso a minha zona e faço muito desenho e pintura. Comecei a trabalhar com escultura, o que é hilário de fazer em um veículo em movimento.

OWENS: Você acabou customizando seu ambiente dentro do ônibus?

CYRUS: Sim. O que eu gostava na escultura era fazer arte com coisas que não significavam nada para ninguém, coisas que eram consideradas lixo. Acho que isso veio da minha mãe. Ela foi adotada e, em certo sentido, doada, e ela não se sentia muito valorizada. Mas eu a adoro totalmente.

OWENS: Essa é uma expressão criativa realmente suave. Mas quando você se apresenta, é mais um tipo de explosão poderosa. Suas canções são suaves, mas suas performances são fortes.

CYRUS: Eu geralmente me sinto muito engarrafada, reprimida, e atuar é a única hora que consigo ser eu mesma em minha forma plena. É uma porra de um vício, porque quando não estou fazendo isso, eu só queria estar.

OWENS: Você está se comunicando, e todos no planeta querem se comunicar, então não é um vício. E você teve a oportunidade de ser ouvido, o que é a coisa mais gratificante do mundo.

CYRUS: Este é o tempo mais longo que eu já passei sem estar na estrada. Estou em turnê nos últimos dez anos e este é o primeiro ano que não faço isso. Dolly Parton, que é minha madrinha, está em turnê há 40 anos, e esta é a primeira vez que ela não está na estrada.

OWENS: Ok, espere. Sua madrinha é Dolly Parton?

CYRUS: Sim. Ela é a melhor. Ela é a pessoa mais perversamente criativa. Ela começou a fazer um álbum de Natal em janeiro porque estava muito entediada com tudo isso.

OWENS: O álbum que ela fez com Linda Ronstadt e Emmylou Harris? Graças a Deus isso aconteceu.

CYRUS: O trio! Falando em colaboração, como esse projeto com a Moncler aconteceu? Como você decide com quem ir para a cama?

OWENS: Sempre fui muito cético em relação à situação da colaboração. Nas piores circunstâncias, é um truque de marketing óbvio. Mas eles têm feito coisas realmente criativas, extravagantes e meio imprudentes. Além disso, abri muito recentemente, porque estive recluso e isolado por tempo suficiente. É uma ótima maneira de sair da minha pequena concha. Mas eu só concordei em fazer isso porque queria um ônibus de turnê. Eu queria fazer um ônibus de turnê isolado que fosse uma expressão estética pura, como uma cápsula espacial ou um submarino que me levasse do ponto A ao ponto B nos Estados Unidos. Fui convidado para ver uma das instalações de Michael Heizer em Nevada, o que foi a desculpa perfeita para voar para os Estados Unidos. Eu disse a Moncler: “Vou entrar neste ônibus em L.A. e dirigiremos pelo deserto e iremos a esta instalação, e será uma orgia de arte. O ônibus da turnê será uma obra de arte, e vou fazer essas roupas que combinam com o ônibus da turnê. Então vamos virar a rota do ônibus de turismo e voltar para o avião e ir embora. Moncler vai entender isso, porque esse é o tipo de empresa que você é.” E eles fizeram isso. Eles estão interessados ​​em arte e performance. Não estou dizendo que isso era uma arte performática, mas era muito isso na minha cabeça enquanto eu estava fazendo.

CYRUS: Eu cresci em um ônibus de turnê. Eu fui com meu pai em todos os lugares. Ele o transformou em um teatro para nós. Tinham umas escadas que você podia descer para entrar embaixo do ônibus, onde estaria a bagagem, e ele criou um lugar para eu e meu irmão irmos brincar e imaginar e sonhar. Qual foi a sua coisa favorita em estar no ônibus de turnê? Por que você está tão fascinado com isso?

OWENS: Ser capaz de se isolar enquanto você está viajando por algum tipo de deserto me atraiu. Também há algo sobre ser muito criativo enquanto você está viajando, porque há uma sensação de impulso que é estimulante. O fato de você ser dispensado das responsabilidades do dia a dia lhe dá espaço para deixar algo acontecer em seu cérebro. Sempre sinto que vou inventar algo quando viajar. Isso acontece contigo?

CYRUS: Oh, sim. Sempre escrevo músicas no carro. Eu li muito sobre cura por meio do movimento, porque muitas pessoas gostam de se concentrar em seus sentimentos, e eu simplesmente não sou essa pessoa. Gosto de passar por eles. O que você aprendeu sobre a América na sua viagem?

OWENS: Nada. Eu provavelmente não estava fazendo perguntas. Eu não estava sendo muito perceptivo. Eu estava apenas em minha pequena bolha olhando pela janela de vez em quando, meio que vivendo em meu próprio mundinho.

CYRUS: Você é da Costa Oeste, mas não voltou desde que se mudou para a Europa. Por que você sentiu que agora era a hora certa?

OWENS: Eu não voltava para Los Angeles há 18 anos. Eu não estava com muita pressa porque estava me divertindo muito na Europa e havia muitos outros lugares para ir. E eu suspeito que havia uma parte de mim que não queria voltar para um lugar onde não me sentia totalmente desenvolvido – não queria ser lembrado dessa época. Mas havia algo muito gratificante em voltar e me sentir mais poderoso do que antes. Eu me senti um pouco boba gostando tanto disso, mas eu apenas relaxei e acabou sendo muito, muito bom. Provavelmente voltarei um pouco mais frequentemente agora.

CYRUS: Onde você parou durante a viagem?

OWENS: Bem, foi muito rápido. Foi só, tipo, três dias. Tivemos que parar em Las Vegas e depois nos hospedamos em um rancho em Nevada. Fomos para a Área 51, depois fomos para Los Angeles por dois dias e eu fiz minha festa de 57 anos lá.

CYRUS: Por falar na Área 51, você acredita em seres extraterrestres?

OWENS: Na verdade não, mas parece um pouco arrogante presumir que não há ninguém além de nós.

CYRUS: Isso é o que eu acho!

OWENS: Eu não olhei para isso. Você já?

CYRUS: Eu tive uma experiência, na verdade. Eu estava dirigindo por San Bernardino com meu amigo e fui perseguida por algum tipo de OVNI. Tenho certeza do que vi, mas também comprei cera de maconha de um cara em uma van na frente de uma loja de tacos, então poderia ter sido a cera de maconha. Mas a melhor maneira de descrevê-lo é um limpa-neve voador. Tinha um grande arado na frente e brilhava amarelo. Eu o vi voando, e meu amigo também viu. Havia alguns outros carros na estrada e eles também pararam para olhar, então acho que o que vi era real.

OWENS: Bem, eu não sei o que dizer sobre isso. Eu não vi merda nenhuma.

CYRUS: Fiquei abalada por, tipo, cinco dias. Isso me ferrou.

OWENS: Isso te perturbou?

CYRUS: Eu realmente não conseguia olhar para o céu da mesma forma. Achei que eles voltariam.

OWENS: Então você se sentiu ameaçada?

CYRUS: Eu não me senti ameaçada na verdade, mas vi um ser sentado na frente do objeto voador. Ele olhou para mim e fizemos contato visual, e acho que foi isso que realmente me abalou, olhando nos olhos de algo que eu não conseguia entender. Mas você está certo em dizer que é uma forma de narcisismo pensar que somos as únicas coisas que poderiam existir neste vasto universo.

OWENS: Enfrentar algo assim seria muito desorientador porque realmente abala tudo; tipo, todo o sistema. Eu vou te contar quando eu ver meu primeiro OVNI.


Publicada por: Miley Cyrus Brasil

Deprecated: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/mileybr/public_html/wp-includes/functions.php on line 5610
relacionado
01.03.2024
relacionado
15.02.2024
relacionado
15.02.2024
relacionado
02.08.2023
comente a postagem!
error: Content is protected !!